sexta-feira, 20 de junho de 2014

Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul é desvinculado da Brigada Militar

Atendendo o pedido da Associações representativas dos integrantes do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, Assembléia Legislativa aprova o desmembramento e emancipação do Corpo de Bombeiros [1].

Em todo o país, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia ainda subordinam os bombeiros às polícias militares. Em reportagem da Folha [2], São Paulo também estuda separar as duas corporações.

Enquanto isso, a proposta de polícia desmilitarizada (PEC 51 [3]) tramita de forma esquisita no Senado. Na reunião do dia 10 de junho de 2014, a Mesa do Senado aprovou o requerimento que junta a PEC 51 com outras seis. Em pauta desde setembro de 2013, a PEC 51 ainda não foi discutida. O fim da Polícia Militar continua sendo uma das maiores exigências das Jornadas de Junho.

Texto: Gustavo Dopcke / Coletivo Mariachi

[1] - http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PEC/NroProposicao/232/AnoProposicao/2014/Default.aspx?Dod=17%2F06%2F2014

[2] - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1473363-comando-da-pm-estuda-separar-corpo-de-bombeiros-da-corporacao.shtml

[3] - http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=114516

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Enquanto você grita gol

Deram-lhe o circo
e você esbravejou,
esqueceu o suor da semana,
o salário finado,
a fila da doença,
o livro da criança

Enquanto você grita gol
manifestante apanha
PM bate
P2 atira
pau come

Você descansa na cama
a vândala na luta cansa
passa a noite na DP
acusada de portar coco
lata de batuque
e pedra solúvel

O Choque atirou
comeu lanche bichado
dormiu no chão
chegou em casa de ônibus

O circo chegou
pra alegria do ricaço
o VIP do Maraca
vaiou a presidenta
e riu do palhaço

Lá se foram nossos 30 bilhões
no bolso das empresas
Na tela da TV
comprada a prestação
a Copa ali do lado
o Garoto na rua
assiste Globo na Sony
toma Coca
paga com Visa

A festa foi no seu quintal
você pagou a conta
assistiu de longe
comerem o seu bolo

Enquanto você grita gol
enganaram um trouxa
que aceitou trocar
a terra e paixão
pelo espelho da Suíça
O índio mais esperto
quebrou o espelho
resiste e rexiste
na árvore da aldeia

A festa é sua
olhe para o seu presente
o espelho irá mostrar
a cara pintada
do palhaço verde-amarelo
que ri idiota
de sua própria falta
desgaçado sem graça

sábado, 14 de junho de 2014

Abertura surrealista da Copa

A Copa do Mundo começou na quinta-feira, dia dos namorados. Entretanto, FIFA e os Governos não despertaram nenhum grande amor da população. Apesar de vibrarem com os lances dentro de campo, a performance da maior empresa de futebol do mundo deixou muito a desejar. A maioria dos brasileiros se contentou com o "Melhor Copa mal-feita do que nenhuma Copa". Outros não quiseram e ainda não aceitam a Copa enfiada garganta abaixo.

Nas últimas contas, esta festa já custou mais de R$ 30 bilhões [1], sem contar os custos sociais do projeto, como as 170.000 pessoas removidas de suas casas [2]. Os que não foram jogados de casa para a rua receberam um imóvel do Minha Casa Minha Vida, custo que não entra nas contas da Copa. Governos estaduais e municipais também investiram pesadamente para garantir uma "boa imagem" para os turistas, incluindo a retirada forçada de moradores de rua [3].

Para mostrar sua indignação, muitos brasileiros saíram às ruas. Não para vibrar com a estréia da seleção anfitriã, mas para denunciar a quadrilha formada pelo Estado brasileiro e sua sócia, a FIFA. Foram placas com "FIFA go home!" e gritos "Da Copa, eu abro mão; eu quero mais dinheiro pra saúde e educação".

No Rio de Janeiro, as manifestações começaram às 10 da manhã, com professores em greve há um mês, que saíram da Candelária em direção à Lapa [4]. Lá, a covardia dos cães de guarda do Estado, a PMERJ, foi mais uma vez ultrajante. Chegaram a arrastar um professor pelos cabelos.

Depois deste ato, os manifestantes se concentraram em Copacabana, onde se realizou o FIFA Fun Fest, mais um evento particular pago com dinheiro público. O ato foi pacífico a maior parte do tempo, apesar da presença de policiais não identificados vestidos de Robocop.

O clima ficou tenso quando um vândalo decidiu pegar um coco, segundo a PM. O vândalo foi agarrado nas areias próximas a praia, mas o coco ainda não foi encontrado. Na sequência, outro vândalo pegou uma pedra. Quando questionado sobre a falta de evidência material do crime, o PM disse que "a pedra se dissolveu".

Depois de evitar o porte de coco e pedra, a PM decidiu que estava "na hora de começar a coça"[5]. Para acabar com o ato pacífico, a PM agiu em pequenos focos, espancando manifestantes ao longo da Avenida Atlântica. A ação engenhosa dispersou rapidamente os manifestes. Dois integrantes do Coletivo Mariachi foram espancados e detidos, acusados de "jogar lixo no chão" e de "desobediência".

Alguns policiais militares se empenharam em desfazer a imagem de monstros sanguinários. No vídeo do Mariachi (assista http://youtu.be/E7Pa3pQirGU), eles tomam um cuidado quase que paternal com um lixeira. Além disso, ainda ensaiaram uma música do Trem da Alegria:

"Piuí Piuí, Piuí Abacaxi
Choque choque choque, choque por aí
Eu quero ter a tua companhia, vem viajar comigo no camburão"




[1] - https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/custo-copa-brasil-pode-atingir-r-30-bilh%C3%B5es-110000315--spt.html
[2] - http://www.portalpopulardacopa.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=367&Itemid=269
[3] - http://noticias.band.uol.com.br/cidades/minasgerais/noticia/100000686346/Militares-admitem-retirar-moradores-de-rua-na-Copa.html
[4] - https://www.facebook.com/coletivomariachi/photos/a.298908203582371.1073741829.280853248721200/414082482064942/?type=1
[5]  - http://youtu.be/E7Pa3pQirGU?t=6m8s

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os seguranças da FIFA


Vivemos o clima de Copa do Mundo, o Brasil está vestido de verde e amarelo por todos os lados e, por todos os cantos, vemos protestos contrário a realização do mundial. Em abril deste ano, 41% dos brasileiros se diziam contra a realização da Copa [1].

Estes protestos deixaram a FIFA com receio de perder parte dos R$ 10 bilhões que esperam lucrar com o mundial [2]. Como impedir que os que são contrários tumultuem o evento de alguma forma?

A resposta para tal pergunta vem do secretário geral da FIFA, Jerome Valcke: "menos democracia é melhor para organizar uma copa do mundo". [3]

Em sintonia com a FIFA, o estado Brasileiro se organizou de uma forma inédita para garantir os lucros das empresas. O Comando Especial de Policiamento para a Copa (CEP-COPA) foi criado em vários estados para atuar exclusivamente em apoio à FIFA. [4]

Ontem, 12 de junho, na abertura do evento, os brasileiros puderam sentir na pele o quão empenhado o Estado brasileiro está em reprimir quem se opõe à Copa. No Rio de Janeiro, dois integrantes do Coletivo Mariachi foram brutalmente espancados pela polícia [5]. Na delegacia, foram enquadrados por "jogar lixo no chão" e "desacato". Obviamente, os policiais não poderia acusá-los de "manifestação" ou "mídia-ativismo". Os nossos colegas prestaram queixa por agressão. Entretanto, tendo em vista que nenhum policial foi punido em protestos até hoje, não esperamos que o próprio estado reprima seus cães de guarda.

Resumindo a estória, o CEP-COPA é a policia privada criada para proteger a FIFA. São homens pagos pelo brasileiro, pra lutar contra brasileiros e garantir os lucros da FIFA.


[1] - http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2014/06/1467905-51-dos-brasileiros-aprovam-realizacao-da-copa-no-brasil.shtml
[2] - http://esportes.r7.com/futebol/noticias/fifa-vai-ter-lucro-de-r-10-bilhoes-com-copa-do-mundo-20130327.html
[3] - http://www.reuters.com/article/2013/04/24/us-soccer-fifa-idUSBRE93N18F20130424
[4] - http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/pm-de-sao-paulo-cria-comando-exclusivo-para-atuar-na-copa-do-mundo
[5] - http://youtu.be/LTg5kytovsg

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O gênio capitalista: transformando presos em lucro

A concentração de renda é uma marca do sistema que vivemos. Segundo o IBGE, em 2012, um em cada cinco brasileiros vive com menos de 1/2 salário mínimo mensais. Em valores de hoje, menos de R$362. Neste cenário, torna-se natural que uma parcela destas pessoas se revoltem contra o sistema, incorrendo em crimes como comércio de entorpecentes, que responde por 27% dos encarcerados [1]. Para conter esses revoltados, o Estado brasileiro mantém 548.003 presos, ou seja, 1 em cada 348 habitantes.

Se contarmos as pessoas mortas ou desaparecidas pelas ações da polícia, este número poderia aumentar muito. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) [2], aproximadamente 6 mil pessoas desaparecem anualmente, somente no Rio de Janeiro, tendo como caso mais emblemático o do pedreiro e pai de família Amarildo.

Por muito tempo, o destino destes indesejados tem sido a morte ou cadeias superlotadas e torturas sistemáticas. Entretanto, o cenário pode mudar nos próximos anos pois vários estados brasileiros pretendem implementar Parcerias Público Privadas (PPP) para criação dos chamados "presídios terceirizados", onde a iniciativa privada controla toda a gestão da penitenciária [3,4].

Além de lucrar com a gestão, os empresários ainda podem instalar linhas industrias dentro do presídio. No caso específico da penitenciária de Ribeirão das Neves, a intenção é transformá-la “pólo de EPI” (equipamento de proteção individual), colocando os presos para fabricar sirenes, alarmes, circuitos de segurança, coturnos e botas de proteção, uniformes e artigos militares.

Ao transformar o detento em trabalhador, abre-se outra janela, pois este trabalhador pode consumir produtos e serviços como assistência médica, odontológica e jurídica.

Neste "paraíso" capitalista, transformou-se o indesejado que onerava o estado em um trabalhador-consumidor. Genial, não?

Texto: Gustavo Dopcke / Coletivo Mariachi

[1] - http://www.infopen.gov.br/
[2] - http://www.isp.rj.gov.br/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sp-construira-3-complexos-de-prisoes-privadas,1075138,0.htm
[4] - http://apublica.org/2014/05/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ministro dos esportes e os patrocinadores das eleições

Ministro dos esportes usa o jornal O Globo para dizer que Anistia Internacional Brasil errou ao denunciar abusos do Estado[1]. Ao defender manifestantes, a Anistia estaria aplaudindo saques e vandalismo. Ou seja, de uma forma semi-complicada, ele associa manifestação a vandalismo. Alguma novidade?

Assim, Aldo Rebelo mostra todo seu caráter autoritário, onde os interesses do Estado estão acima dos direitos do cidadão. Portanto, usa o mesmo discurso dos militares para justificar a repressão nos anos de chumbo. Aldo representa, assim, o viés mais autoritário do PCdoB.

A quem interessa o autoritarismo do Estado? Quem ganha com a violência policial?

O Estado que temos está empenhado em garantir os lucros dos bancos, que só com os juros da dívida consomem 5% de tudo o que o Brasil produz [2]. Outro cliente do Estado são as empreiteiras, que atingem altíssima lucratividade, através de obras superfaturadas, como as obras da Copa. São estas empresas que irão patrocinar a campanha política de Aldo Rebelo nestas eleições. Aí vemos o interesse do excelentíssimo ministro em apoiar a brutalidade policial contra os que se manifestam contra a Copa e as obras superfaturadas.

Segundo Eduardo Bresciani, do Estadão, Aldo já recebeu dinheiro das seguintes empresas: Itau, Ambev, Grupo Pão de Açúcar, Mendes Júnior, Odebrecht, e Camargo Corrêa [3]. Sem este patrocínio, seria difícil se eleger em outubro deste ano.

Entende, agora, porquê o ministro defende a violência policial?

[1] - http://oglobo.globo.com/opiniao/a-bola-fora-da-anistia-internacional-12536297
[2] - http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/08/31/juros-da-divida-consomem-tanto-dinheiro-publico-quanto-a-educacao/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,novo-ministro-do-esporte-recebeu-doacoes-de-patrocinadores-da-cbf,791321,0.htm

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Holofotes no Brasil: a luta é internacional e de esquerda

Os protestos do 15M no Brasil trouxeram de volta a população às ruas. No Rio, as câmeras mostraram alguns empurrões, porretadas e spray de pimenta [1]. Já em São Paulo, as manifestações começaram cedo e até o Datena comentou: "Chega de tanto desperdício de dinheiro!"[2]. Enquanto o sudeste esquenta com tantas greves, no Recife o exército vai às ruas para substituir a polícia em greve [3].

Neste cenário, o governo tenta mostrar força, chegando ao ponto dos marqueteiros do Planalto afirmarem que a 'super-quinta' foi um fracasso [4]. Ao mesmo tempo que os trabalhadores brasileiros mostram seu descontentamento com o Estado, na Turquia o clima é de luto pela morte de mais de 200 mineiros [5].

O que todos estes acontecimentos têm em comum?

Primeiro, para quem esteve no 15M no Rio de Janeiro, o destaque foi a presença maciça da imprensa internacional. Às vésperas da Copa do Mundo, os olhos do mundo se voltaram para nós. Neste sentido, poderíamos usar os holofotes para fortalecer a luta.

Quais as similaridades entre as mortes dos trabalhadores nos estádios da Copa e dos mineiros na Turquia? Dentro da lógica capitalista, não é interessante aumentar a segurança no trabalho, pois isso implica reduzir lucros. Brasileiros e turcos foram explorados até a morte, literalmente. Talvez seja a hora de declararmos o nosso apoio à luta dos povos do mundo contra a exploração.

Este discurso que coloca a pessoa humana acima do lucro é o que temos de mais revolucionário. Por outro lado, a reclamação do Datena é uma tentativa da direita de capitalizar sobre a indignação geral da população. Ao colocar a culpa das mazelas da Copa sobre os governantes, a direita perdoa os empresários, que foram os grandes beneficiários do evento.

Assim, se o objetivo último das manifestações é melhorar a vida do povo, não podemos deixar a direita sequestrar as reclamações legítimas da população, para favorecer suas ânsias eleitorais. Uma forma de fazer isso é deixar claro quem são os culpados das mazelas: Fifa, governos e, principalmente, os empresários. Sem isso, o povo irá votar em um Aécio Traficante Graúdo ou no Coronel Dudu Campos, achando que esse ato fará a vida melhorar.

Em suma, temos a oportunidade de tornar a nossa luta internacional, usando a presença da imprensa internacional a nosso favor. Ao mesmo tempo, devemos deixar bem claro que as nossas reivindicações não são as mesmas da direita.

Sugestões de cartaz para a próxima manifestação:
"RIP Turkish miners.
It was not an accident!"

"Empreiteiras que lucram com a corrupção na Copa:
Odebrecht, Camargo Correia, OAS, Andrade Gutierrez"

[1] - http://youtu.be/pJJY1kDy29M
[2] - http://youtu.be/fIejMdzFGKo
[3] - http://youtu.be/vEXn_qff6cY
[4] - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-dilma-super-quinta-de-protestos-foi-um-fracasso,1167260,0.htm
[5] - http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-de-200-mortos-confirmados-na-turquia-centenas-continuam-encurralados-1635859#/0