sexta-feira, 13 de junho de 2014
Os seguranças da FIFA
Vivemos o clima de Copa do Mundo, o Brasil está vestido de verde e amarelo por todos os lados e, por todos os cantos, vemos protestos contrário a realização do mundial. Em abril deste ano, 41% dos brasileiros se diziam contra a realização da Copa [1].
Estes protestos deixaram a FIFA com receio de perder parte dos R$ 10 bilhões que esperam lucrar com o mundial [2]. Como impedir que os que são contrários tumultuem o evento de alguma forma?
A resposta para tal pergunta vem do secretário geral da FIFA, Jerome Valcke: "menos democracia é melhor para organizar uma copa do mundo". [3]
Em sintonia com a FIFA, o estado Brasileiro se organizou de uma forma inédita para garantir os lucros das empresas. O Comando Especial de Policiamento para a Copa (CEP-COPA) foi criado em vários estados para atuar exclusivamente em apoio à FIFA. [4]
Ontem, 12 de junho, na abertura do evento, os brasileiros puderam sentir na pele o quão empenhado o Estado brasileiro está em reprimir quem se opõe à Copa. No Rio de Janeiro, dois integrantes do Coletivo Mariachi foram brutalmente espancados pela polícia [5]. Na delegacia, foram enquadrados por "jogar lixo no chão" e "desacato". Obviamente, os policiais não poderia acusá-los de "manifestação" ou "mídia-ativismo". Os nossos colegas prestaram queixa por agressão. Entretanto, tendo em vista que nenhum policial foi punido em protestos até hoje, não esperamos que o próprio estado reprima seus cães de guarda.
Resumindo a estória, o CEP-COPA é a policia privada criada para proteger a FIFA. São homens pagos pelo brasileiro, pra lutar contra brasileiros e garantir os lucros da FIFA.
[1] - http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2014/06/1467905-51-dos-brasileiros-aprovam-realizacao-da-copa-no-brasil.shtml
[2] - http://esportes.r7.com/futebol/noticias/fifa-vai-ter-lucro-de-r-10-bilhoes-com-copa-do-mundo-20130327.html
[3] - http://www.reuters.com/article/2013/04/24/us-soccer-fifa-idUSBRE93N18F20130424
[4] - http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/pm-de-sao-paulo-cria-comando-exclusivo-para-atuar-na-copa-do-mundo
[5] - http://youtu.be/LTg5kytovsg
quinta-feira, 29 de maio de 2014
O gênio capitalista: transformando presos em lucro
A concentração de renda é uma marca do sistema que vivemos. Segundo o IBGE, em 2012, um em cada cinco brasileiros vive com menos de 1/2 salário mínimo mensais. Em valores de hoje, menos de R$362. Neste cenário, torna-se natural que uma parcela destas pessoas se revoltem contra o sistema, incorrendo em crimes como comércio de entorpecentes, que responde por 27% dos encarcerados [1]. Para conter esses revoltados, o Estado brasileiro mantém 548.003 presos, ou seja, 1 em cada 348 habitantes.
Se contarmos as pessoas mortas ou desaparecidas pelas ações da polícia, este número poderia aumentar muito. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) [2], aproximadamente 6 mil pessoas desaparecem anualmente, somente no Rio de Janeiro, tendo como caso mais emblemático o do pedreiro e pai de família Amarildo.
Por muito tempo, o destino destes indesejados tem sido a morte ou cadeias superlotadas e torturas sistemáticas. Entretanto, o cenário pode mudar nos próximos anos pois vários estados brasileiros pretendem implementar Parcerias Público Privadas (PPP) para criação dos chamados "presídios terceirizados", onde a iniciativa privada controla toda a gestão da penitenciária [3,4].
Além de lucrar com a gestão, os empresários ainda podem instalar linhas industrias dentro do presídio. No caso específico da penitenciária de Ribeirão das Neves, a intenção é transformá-la “pólo de EPI” (equipamento de proteção individual), colocando os presos para fabricar sirenes, alarmes, circuitos de segurança, coturnos e botas de proteção, uniformes e artigos militares.
Ao transformar o detento em trabalhador, abre-se outra janela, pois este trabalhador pode consumir produtos e serviços como assistência médica, odontológica e jurídica.
Neste "paraíso" capitalista, transformou-se o indesejado que onerava o estado em um trabalhador-consumidor. Genial, não?
Texto: Gustavo Dopcke / Coletivo Mariachi
[1] - http://www.infopen.gov.br/
[2] - http://www.isp.rj.gov.br/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sp-construira-3-complexos-de-prisoes-privadas,1075138,0.htm
[4] - http://apublica.org/2014/05/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/
Se contarmos as pessoas mortas ou desaparecidas pelas ações da polícia, este número poderia aumentar muito. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) [2], aproximadamente 6 mil pessoas desaparecem anualmente, somente no Rio de Janeiro, tendo como caso mais emblemático o do pedreiro e pai de família Amarildo.
Por muito tempo, o destino destes indesejados tem sido a morte ou cadeias superlotadas e torturas sistemáticas. Entretanto, o cenário pode mudar nos próximos anos pois vários estados brasileiros pretendem implementar Parcerias Público Privadas (PPP) para criação dos chamados "presídios terceirizados", onde a iniciativa privada controla toda a gestão da penitenciária [3,4].
Além de lucrar com a gestão, os empresários ainda podem instalar linhas industrias dentro do presídio. No caso específico da penitenciária de Ribeirão das Neves, a intenção é transformá-la “pólo de EPI” (equipamento de proteção individual), colocando os presos para fabricar sirenes, alarmes, circuitos de segurança, coturnos e botas de proteção, uniformes e artigos militares.
Ao transformar o detento em trabalhador, abre-se outra janela, pois este trabalhador pode consumir produtos e serviços como assistência médica, odontológica e jurídica.
Neste "paraíso" capitalista, transformou-se o indesejado que onerava o estado em um trabalhador-consumidor. Genial, não?
Texto: Gustavo Dopcke / Coletivo Mariachi
[1] - http://www.infopen.gov.br/
[2] - http://www.isp.rj.gov.br/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sp-construira-3-complexos-de-prisoes-privadas,1075138,0.htm
[4] - http://apublica.org/2014/05/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Ministro dos esportes e os patrocinadores das eleições
Ministro dos esportes usa o jornal O Globo para dizer que Anistia Internacional Brasil errou ao denunciar abusos do Estado[1]. Ao defender manifestantes, a Anistia estaria aplaudindo saques e vandalismo. Ou seja, de uma forma semi-complicada, ele associa manifestação a vandalismo. Alguma novidade?
Assim, Aldo Rebelo mostra todo seu caráter autoritário, onde os interesses do Estado estão acima dos direitos do cidadão. Portanto, usa o mesmo discurso dos militares para justificar a repressão nos anos de chumbo. Aldo representa, assim, o viés mais autoritário do PCdoB.
A quem interessa o autoritarismo do Estado? Quem ganha com a violência policial?
O Estado que temos está empenhado em garantir os lucros dos bancos, que só com os juros da dívida consomem 5% de tudo o que o Brasil produz [2]. Outro cliente do Estado são as empreiteiras, que atingem altíssima lucratividade, através de obras superfaturadas, como as obras da Copa. São estas empresas que irão patrocinar a campanha política de Aldo Rebelo nestas eleições. Aí vemos o interesse do excelentíssimo ministro em apoiar a brutalidade policial contra os que se manifestam contra a Copa e as obras superfaturadas.
Segundo Eduardo Bresciani, do Estadão, Aldo já recebeu dinheiro das seguintes empresas: Itau, Ambev, Grupo Pão de Açúcar, Mendes Júnior, Odebrecht, e Camargo Corrêa [3]. Sem este patrocínio, seria difícil se eleger em outubro deste ano.
Entende, agora, porquê o ministro defende a violência policial?
[1] - http://oglobo.globo.com/opiniao/a-bola-fora-da-anistia-internacional-12536297
[2] - http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/08/31/juros-da-divida-consomem-tanto-dinheiro-publico-quanto-a-educacao/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,novo-ministro-do-esporte-recebeu-doacoes-de-patrocinadores-da-cbf,791321,0.htm
Assim, Aldo Rebelo mostra todo seu caráter autoritário, onde os interesses do Estado estão acima dos direitos do cidadão. Portanto, usa o mesmo discurso dos militares para justificar a repressão nos anos de chumbo. Aldo representa, assim, o viés mais autoritário do PCdoB.
A quem interessa o autoritarismo do Estado? Quem ganha com a violência policial?
O Estado que temos está empenhado em garantir os lucros dos bancos, que só com os juros da dívida consomem 5% de tudo o que o Brasil produz [2]. Outro cliente do Estado são as empreiteiras, que atingem altíssima lucratividade, através de obras superfaturadas, como as obras da Copa. São estas empresas que irão patrocinar a campanha política de Aldo Rebelo nestas eleições. Aí vemos o interesse do excelentíssimo ministro em apoiar a brutalidade policial contra os que se manifestam contra a Copa e as obras superfaturadas.
Segundo Eduardo Bresciani, do Estadão, Aldo já recebeu dinheiro das seguintes empresas: Itau, Ambev, Grupo Pão de Açúcar, Mendes Júnior, Odebrecht, e Camargo Corrêa [3]. Sem este patrocínio, seria difícil se eleger em outubro deste ano.
Entende, agora, porquê o ministro defende a violência policial?
[1] - http://oglobo.globo.com/opiniao/a-bola-fora-da-anistia-internacional-12536297
[2] - http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/08/31/juros-da-divida-consomem-tanto-dinheiro-publico-quanto-a-educacao/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,novo-ministro-do-esporte-recebeu-doacoes-de-patrocinadores-da-cbf,791321,0.htm
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Holofotes no Brasil: a luta é internacional e de esquerda
Os protestos do 15M no Brasil trouxeram de volta a população às ruas. No Rio, as câmeras mostraram alguns empurrões, porretadas e spray de pimenta [1]. Já em São Paulo, as manifestações começaram cedo e até o Datena comentou: "Chega de tanto desperdício de dinheiro!"[2]. Enquanto o sudeste esquenta com tantas greves, no Recife o exército vai às ruas para substituir a polícia em greve [3].
Neste cenário, o governo tenta mostrar força, chegando ao ponto dos marqueteiros do Planalto afirmarem que a 'super-quinta' foi um fracasso [4]. Ao mesmo tempo que os trabalhadores brasileiros mostram seu descontentamento com o Estado, na Turquia o clima é de luto pela morte de mais de 200 mineiros [5].
O que todos estes acontecimentos têm em comum?
Primeiro, para quem esteve no 15M no Rio de Janeiro, o destaque foi a presença maciça da imprensa internacional. Às vésperas da Copa do Mundo, os olhos do mundo se voltaram para nós. Neste sentido, poderíamos usar os holofotes para fortalecer a luta.
Quais as similaridades entre as mortes dos trabalhadores nos estádios da Copa e dos mineiros na Turquia? Dentro da lógica capitalista, não é interessante aumentar a segurança no trabalho, pois isso implica reduzir lucros. Brasileiros e turcos foram explorados até a morte, literalmente. Talvez seja a hora de declararmos o nosso apoio à luta dos povos do mundo contra a exploração.
Este discurso que coloca a pessoa humana acima do lucro é o que temos de mais revolucionário. Por outro lado, a reclamação do Datena é uma tentativa da direita de capitalizar sobre a indignação geral da população. Ao colocar a culpa das mazelas da Copa sobre os governantes, a direita perdoa os empresários, que foram os grandes beneficiários do evento.
Assim, se o objetivo último das manifestações é melhorar a vida do povo, não podemos deixar a direita sequestrar as reclamações legítimas da população, para favorecer suas ânsias eleitorais. Uma forma de fazer isso é deixar claro quem são os culpados das mazelas: Fifa, governos e, principalmente, os empresários. Sem isso, o povo irá votar em um Aécio Traficante Graúdo ou no Coronel Dudu Campos, achando que esse ato fará a vida melhorar.
Em suma, temos a oportunidade de tornar a nossa luta internacional, usando a presença da imprensa internacional a nosso favor. Ao mesmo tempo, devemos deixar bem claro que as nossas reivindicações não são as mesmas da direita.
Sugestões de cartaz para a próxima manifestação:
"RIP Turkish miners.
It was not an accident!"
"Empreiteiras que lucram com a corrupção na Copa:
Odebrecht, Camargo Correia, OAS, Andrade Gutierrez"
[1] - http://youtu.be/pJJY1kDy29M
[2] - http://youtu.be/fIejMdzFGKo
[3] - http://youtu.be/vEXn_qff6cY
[4] - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-dilma-super-quinta-de-protestos-foi-um-fracasso,1167260,0.htm
[5] - http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-de-200-mortos-confirmados-na-turquia-centenas-continuam-encurralados-1635859#/0
Neste cenário, o governo tenta mostrar força, chegando ao ponto dos marqueteiros do Planalto afirmarem que a 'super-quinta' foi um fracasso [4]. Ao mesmo tempo que os trabalhadores brasileiros mostram seu descontentamento com o Estado, na Turquia o clima é de luto pela morte de mais de 200 mineiros [5].
O que todos estes acontecimentos têm em comum?
Primeiro, para quem esteve no 15M no Rio de Janeiro, o destaque foi a presença maciça da imprensa internacional. Às vésperas da Copa do Mundo, os olhos do mundo se voltaram para nós. Neste sentido, poderíamos usar os holofotes para fortalecer a luta.
Quais as similaridades entre as mortes dos trabalhadores nos estádios da Copa e dos mineiros na Turquia? Dentro da lógica capitalista, não é interessante aumentar a segurança no trabalho, pois isso implica reduzir lucros. Brasileiros e turcos foram explorados até a morte, literalmente. Talvez seja a hora de declararmos o nosso apoio à luta dos povos do mundo contra a exploração.
Este discurso que coloca a pessoa humana acima do lucro é o que temos de mais revolucionário. Por outro lado, a reclamação do Datena é uma tentativa da direita de capitalizar sobre a indignação geral da população. Ao colocar a culpa das mazelas da Copa sobre os governantes, a direita perdoa os empresários, que foram os grandes beneficiários do evento.
Assim, se o objetivo último das manifestações é melhorar a vida do povo, não podemos deixar a direita sequestrar as reclamações legítimas da população, para favorecer suas ânsias eleitorais. Uma forma de fazer isso é deixar claro quem são os culpados das mazelas: Fifa, governos e, principalmente, os empresários. Sem isso, o povo irá votar em um Aécio Traficante Graúdo ou no Coronel Dudu Campos, achando que esse ato fará a vida melhorar.
Em suma, temos a oportunidade de tornar a nossa luta internacional, usando a presença da imprensa internacional a nosso favor. Ao mesmo tempo, devemos deixar bem claro que as nossas reivindicações não são as mesmas da direita.
Sugestões de cartaz para a próxima manifestação:
"RIP Turkish miners.
It was not an accident!"
"Empreiteiras que lucram com a corrupção na Copa:
Odebrecht, Camargo Correia, OAS, Andrade Gutierrez"
[1] - http://youtu.be/pJJY1kDy29M
[2] - http://youtu.be/fIejMdzFGKo
[3] - http://youtu.be/vEXn_qff6cY
[4] - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-dilma-super-quinta-de-protestos-foi-um-fracasso,1167260,0.htm
[5] - http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-de-200-mortos-confirmados-na-turquia-centenas-continuam-encurralados-1635859#/0
segunda-feira, 24 de março de 2014
Lares, cadastros e cafezinhos
O
projeto para a transformação da região portuária deverá consumir
investimentos em torno de R$ 8,2 bilhões, por parte da prefeitura
[1]. Isso se encaixa no modelo de "Cidade-Balneário"
pretendida pelos administradores atuais. Os principais beneficiários
desse modelo serão as tradicionais empreiteiras Odebrecht,
Carioca Christiani-Nielsen Engenharia e OAS Engenharia [2].
O
prefeito fez com que ficássemos muito mais tempo nos engarrafamentos
e multiplicou a nossa dívida em 3 vezes. Mas não parou por aí! Muito ambicioso na sua tarefa de dificultar a vida dos cariocas,
Eduardo Paes está realizando inúmeras remoções, que tiram as
pessoas de suas casas e as jogam, muitas vezes, na rua. Claro que os
afetados não foram os moradores dos bairros nobres, mas o pobres
ocupantes de casas próximas às obras do Porto.
Um caso
específico é a remoção dos moradores da ocupação dos galpões
da Av. Francisco Bicalho 49. Nos dois galpões, haviam 499 famílias
que foram desalojadas em duas fases. Na primeira fase, em dezembro de
2013, 200 famílias foram expulsas de suas casas. Como indenização,
o município ofereceu um cheque de R$1.200, mais a promessa da
inclusão no sistema de financiamento federal do Minha Casa, Minha
Vida. Ou seja, além de endividar o município em bilhões, ainda
precisou utilizar recursos federais (que também são do povo) para
concluir o plano de enriquecer os empresários.
No dia 27 de fevereiro, um
carro da Polícia Civil dispara tiros em direção ao galpão. O
recado está claro: se não saírem por bem, sairão na bala. Assim,
algumas pessoas já saem de suas casas e dormem na casa de parentes.
Quando voltam para seus lares no dia seguinte, 28 de fevereiro, são
impedidas de entrar e recolher seus pertences.
Dois casos
trágicos ilustram a nossa estória: uma jovem 18 anos, com 3 filhos,
é impedida de voltar ao lar, perdendo inclusive documentos. Estes
documentos são necessários para entrar no programa de habitação
do governo federal. Assim, com três filhos, a jovem fica sem lar,
sem documentos, sem móveis e sem a perspectiva de dias melhores.
Qual será o futuro dessas quatro pessoas? Morar na calçada?
Já
um senhor, que tinha 5 filhos e esposa, foi trabalhar no dia 28 de
fevereiro e, quando voltou, não tinha mais geladeira, televisão,
cama, nem lar. Tudo que conseguiu com seu trabalho árduo foi
destruído. Qual será o futuro destes sete cariocas? Poderão ficar na casa de parentes? Ou terão que dormir na calçada?
![]() |
| Guarda Municipal com cães é chamada para dissuadir os manifestantes a desocuparem a frente da Prefeitura. |
![]() |
| Funcionários da prefeitura oferecem cafezinho aos manifestantes, após acordo com a prefeitura ser fechado. |
No
dia 11 de março, muitas destas famílias, que foram agredidas e
usurpadas de seus bens pela prefeitura, fecharam uma das vias da Av.
Pres. Getúlio Vargas em frente à prefeitura. Cobravam uma solução
para o problema.
Saíram de lá com uma promessa: entrarão no
programa de habitação do governo federal. Ou seja, depois de
expulsar pessoas de seus lares, a prefeitura paga com a inscrição
em um programa federal. No final da noite do dia 11, após aceitarem
a proposta, a prefeitura ofereceu inclusive um cafezinho para as
pessoas que protestavam.
Cuidado: se o seu lar está nas áreas de investimentos dos empresários, você pode ser expulso! Mas não se preocupe, a prefeitura irá lhe dar um cadastro e um cafezinho.
------------------------------
Fotos de Katja Schilirò
[1]
-
http://portomaravilha.com.br/conteudo/canalInvestidor/prospecto-sem-marcas-de-revisao-4-termo-aditivo-8-1-14.pdf
[2]
- http://www.portonovosa.com/pt-br/estrutura-acionaria
[3]
- http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/3027604/DLFE-246831.pdf/RESCGM7.7.5._2.7..9..2.0.0.7.comanexo.pdf
[4]
-
http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1316.nsf/6a8bd790cdd0b0270325775900511db3/18aa339da55232ee03257bf600714cb7?OpenDocument
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Dia do homem KKK
Nada como ter um dia do homem para podermos discutir coisas importantes. Temos muitos problemas relacionados a masculinidade que precisam ser discutidos. Há o famigerado exame de próstata. Existe ainda essa associação entre homem e violência, que leva muitos a se sentirem menos homens quando não agem de forma violenta para defender seu espaço, honra, etc.
Ainda tem a parte chata de não poder abraçar amigo pra não parecer ... sabe ... gay. Ter amigos bem-resolvidos, ou gays sempre ajuda, mas dada a heteronormatividade, temos que cumprimentar os amigos como se tivéssemos querendo lhes bater.
Infelizmente, a pauta das discussões deste dia divergiram um pouco do que eu classificaria como importante. Gostei, contudo, de algumas mensagens carinhosas aos homens:
Não sabia que ser homem representava tudo isso. Na verdade, nem escolhi nascer homem, foi um acaso fifty-fifty da natureza.
Li isso: "Hoje é o dia do Homem. Do Homem se Foder."
Muito engraçado isso, vou até rir: KKK!

Pra não deixar o dia passar em branco, teve até poesia:
"O grande e venerável homem
que trás o alimento em casa
Hoje é o seu dia
O dia de contemplar a sua vara."
Desculpe se a minha "vara" a perturba. A partir de hoje, para deixá-la mais confortável, só usarei roupas que a deixem bem escondida. Nenhum volume, prometo. Eu sei como é o sentimento, também não gosto de pênis. Bobeira de hétero - deixa pra lá.

Love is in the air! São tantos coraçõezinhos.
Na semana que passou, além de participar dos protestos, eu ajudei duas velhinhas no ônibus. Uma, ajudei a descer e ela me agradeceu. A outra, que iria subir, não quis a minha ajuda e agradeceu também. No sábado, eu distribui alimento e conversei com moradores de rua. Alguns não quiseram, mas também foram educados ao recusar. Apesar de homem, hétero e de classe média, eu sempre tento compensar a minha "natureza" com atividades que, pelo menos, redimam o mal que eu faço ao mundo.
Sábado a noite, fui ajudar uma menina com a bicicleta que caía. Ela me afastou quase com um tapa.
Sei que todo homem é um possível estuprador ou coisa pior. Por isso, não a julgo por me tratar tão mal, depois de eu tentar ajudá-la. Coitada, poderia ser um ómi agressor.
Eu entendo a lógica. É mais ou menos assim:
"A maioria dos machistas são homens brancos, héteros e classe média. Portanto, todos os homens brancos, héteros e classe média devem morrer!"
Estou rindo muito: KKK
Sei que parece a lógica do "Aquele homem abusou sexualmente do menino. Gays são um problema."
Homem que abusa sexualmente de meninos não é gay e sim um doente. Contudo, homens que abusam de mulheres estão sendo apenas homens. É intrínseco ao XY.
Pensei em comentar, dizer que poderia sem ofensivo para os desavisados, mas logo percebi que eu não tenho nenhum direito de dizer-lhes como fazer o feminismo. Quem sou eu? Um homem, branco, blá blá. Como eu não posso me colocar no lugar delas, também não tenho o direito de dizer-lhes o que é o verdadeiro feminismo.
Decidi buscar o conselho de minhas amigas feministas.
"Se a sua aproximação for sussa, a reação também tende a ser. Agora, se a sua aproximação for, por exemplo, no sentido de explicar pra uma feminista o que vc acha que deveria ser o feminismo..."
Depois dessa reflexão, resolvi perguntar qual era o verdadeiro feminismo, tendo em vista um sem número de opções: feminismo liberal, radical, conservador, libertário, separatista, lésbico, ecofeminismo, etc.
"Se vc estiver falando sobre teorias existentes, criadas por mulheres feministas, sim, vc pode falar pra ela.
...
A mulher já não tem voz na sociedade. Daí vem homem falar em nome do feminismo?
Com todas as perspectivas de alguém em uma posição de privilégio?"
Agora entendi. Vou estudar todas as teorias existentes e verificar se foram criadas por mulheres. Só então irei falar alguma coisa. Pois, a partir da minha posição de privilégio, eu não devo dizer nada.
Como eu poderia reclamar de mulheres que dizem querer que os homens morram? Afinal, muitas mulheres morrem nas mão de homens todos os dias.
Como eu poderia reclamar quando mandam os homens se foderem? Afinal, é legítimo que um grupo oprimido odeie seu opressor. Se eu sou um homem, sou obviamente um opressor.
Como poderia reclamar que elas digam ter nojo do meu pênis. Afinal, esse é o grande símbolo do macho e, como tal, inspira unicamente repulsa.
Sempre achei minha conduta correta, em ralação aos problemas de gênero. Nunca deixei um amigo fazer um comentário machista sem resposta e sempre estive disposto a rever minhas posições de privilégio na sociedade. Participei até das passeatas contra o estatuto do nascituro (que nome engraçado KKK).
Hoje, contudo, descobri que o meu lugar não é entre elas (male tears KKK). Só as mulheres podem ser feministas, pois somente elas tem o direito de discutir em progredir no assunto.
Sendo assim, deixo o movimento feminista para elas. Já tenho muito trabalho com as outras atividades políticas. Vou, portanto, concentrar-me nas outras atividades.
No dia do homem: Viva o feminismo! KKK
Ainda tem a parte chata de não poder abraçar amigo pra não parecer ... sabe ... gay. Ter amigos bem-resolvidos, ou gays sempre ajuda, mas dada a heteronormatividade, temos que cumprimentar os amigos como se tivéssemos querendo lhes bater.
Infelizmente, a pauta das discussões deste dia divergiram um pouco do que eu classificaria como importante. Gostei, contudo, de algumas mensagens carinhosas aos homens:
Não sabia que ser homem representava tudo isso. Na verdade, nem escolhi nascer homem, foi um acaso fifty-fifty da natureza.
Li isso: "Hoje é o dia do Homem. Do Homem se Foder."
Muito engraçado isso, vou até rir: KKK!
Pra não deixar o dia passar em branco, teve até poesia:
"O grande e venerável homem
que trás o alimento em casa
Hoje é o seu dia
O dia de contemplar a sua vara."
Desculpe se a minha "vara" a perturba. A partir de hoje, para deixá-la mais confortável, só usarei roupas que a deixem bem escondida. Nenhum volume, prometo. Eu sei como é o sentimento, também não gosto de pênis. Bobeira de hétero - deixa pra lá.

Love is in the air! São tantos coraçõezinhos.
Na semana que passou, além de participar dos protestos, eu ajudei duas velhinhas no ônibus. Uma, ajudei a descer e ela me agradeceu. A outra, que iria subir, não quis a minha ajuda e agradeceu também. No sábado, eu distribui alimento e conversei com moradores de rua. Alguns não quiseram, mas também foram educados ao recusar. Apesar de homem, hétero e de classe média, eu sempre tento compensar a minha "natureza" com atividades que, pelo menos, redimam o mal que eu faço ao mundo.
Sábado a noite, fui ajudar uma menina com a bicicleta que caía. Ela me afastou quase com um tapa.
Sei que todo homem é um possível estuprador ou coisa pior. Por isso, não a julgo por me tratar tão mal, depois de eu tentar ajudá-la. Coitada, poderia ser um ómi agressor.
Eu entendo a lógica. É mais ou menos assim:
"A maioria dos machistas são homens brancos, héteros e classe média. Portanto, todos os homens brancos, héteros e classe média devem morrer!"
Estou rindo muito: KKK
Sei que parece a lógica do "Aquele homem abusou sexualmente do menino. Gays são um problema."
Homem que abusa sexualmente de meninos não é gay e sim um doente. Contudo, homens que abusam de mulheres estão sendo apenas homens. É intrínseco ao XY.
Ela tem homens enterrados no quintal, queimando, fazendo brincos com os seus corpos KKK
Que brincalhonas. Isso é uma óbvia referência a misandria. Afinal, quem mata são os homens. Isso mora no mundo das piadas, portanto não pode ofender ninguém.Decidi buscar o conselho de minhas amigas feministas.
"Se a sua aproximação for sussa, a reação também tende a ser. Agora, se a sua aproximação for, por exemplo, no sentido de explicar pra uma feminista o que vc acha que deveria ser o feminismo..."
Depois dessa reflexão, resolvi perguntar qual era o verdadeiro feminismo, tendo em vista um sem número de opções: feminismo liberal, radical, conservador, libertário, separatista, lésbico, ecofeminismo, etc.
"Se vc estiver falando sobre teorias existentes, criadas por mulheres feministas, sim, vc pode falar pra ela.
...
A mulher já não tem voz na sociedade. Daí vem homem falar em nome do feminismo?
Com todas as perspectivas de alguém em uma posição de privilégio?"
Agora entendi. Vou estudar todas as teorias existentes e verificar se foram criadas por mulheres. Só então irei falar alguma coisa. Pois, a partir da minha posição de privilégio, eu não devo dizer nada.
Como eu poderia reclamar de mulheres que dizem querer que os homens morram? Afinal, muitas mulheres morrem nas mão de homens todos os dias.
Como eu poderia reclamar quando mandam os homens se foderem? Afinal, é legítimo que um grupo oprimido odeie seu opressor. Se eu sou um homem, sou obviamente um opressor.
Como poderia reclamar que elas digam ter nojo do meu pênis. Afinal, esse é o grande símbolo do macho e, como tal, inspira unicamente repulsa.
Sempre achei minha conduta correta, em ralação aos problemas de gênero. Nunca deixei um amigo fazer um comentário machista sem resposta e sempre estive disposto a rever minhas posições de privilégio na sociedade. Participei até das passeatas contra o estatuto do nascituro (que nome engraçado KKK).
Hoje, contudo, descobri que o meu lugar não é entre elas (male tears KKK). Só as mulheres podem ser feministas, pois somente elas tem o direito de discutir em progredir no assunto.
Sendo assim, deixo o movimento feminista para elas. Já tenho muito trabalho com as outras atividades políticas. Vou, portanto, concentrar-me nas outras atividades.
No dia do homem: Viva o feminismo! KKK
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Eu
Eu
Nas calçadas pisadas
de minha alma
passadas de loucos estalam
calcâneo de frases ásperas

Onde
forcas
esganam cidades

e em nós de nuvens coagulam
pescoço de torres
oblíquas
só
soluçando eu avanço por vias que se encruz-
ilham

à vista
de cruci-
fixos

polícias

(Влади́мир Влади́мирович Маяко́вский)
(Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky)
Nas calçadas pisadas
de minha alma
passadas de loucos estalam
calcâneo de frases ásperas
Onde
forcas
esganam cidades
e em nós de nuvens coagulam
pescoço de torres
oblíquas
só
soluçando eu avanço por vias que se encruz-
ilham
à vista
de cruci-
fixos

polícias
(Влади́мир Влади́мирович Маяко́вский)
Assinar:
Postagens (Atom)




