quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ministro dos esportes e os patrocinadores das eleições

Ministro dos esportes usa o jornal O Globo para dizer que Anistia Internacional Brasil errou ao denunciar abusos do Estado[1]. Ao defender manifestantes, a Anistia estaria aplaudindo saques e vandalismo. Ou seja, de uma forma semi-complicada, ele associa manifestação a vandalismo. Alguma novidade?

Assim, Aldo Rebelo mostra todo seu caráter autoritário, onde os interesses do Estado estão acima dos direitos do cidadão. Portanto, usa o mesmo discurso dos militares para justificar a repressão nos anos de chumbo. Aldo representa, assim, o viés mais autoritário do PCdoB.

A quem interessa o autoritarismo do Estado? Quem ganha com a violência policial?

O Estado que temos está empenhado em garantir os lucros dos bancos, que só com os juros da dívida consomem 5% de tudo o que o Brasil produz [2]. Outro cliente do Estado são as empreiteiras, que atingem altíssima lucratividade, através de obras superfaturadas, como as obras da Copa. São estas empresas que irão patrocinar a campanha política de Aldo Rebelo nestas eleições. Aí vemos o interesse do excelentíssimo ministro em apoiar a brutalidade policial contra os que se manifestam contra a Copa e as obras superfaturadas.

Segundo Eduardo Bresciani, do Estadão, Aldo já recebeu dinheiro das seguintes empresas: Itau, Ambev, Grupo Pão de Açúcar, Mendes Júnior, Odebrecht, e Camargo Corrêa [3]. Sem este patrocínio, seria difícil se eleger em outubro deste ano.

Entende, agora, porquê o ministro defende a violência policial?

[1] - http://oglobo.globo.com/opiniao/a-bola-fora-da-anistia-internacional-12536297
[2] - http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2013/08/31/juros-da-divida-consomem-tanto-dinheiro-publico-quanto-a-educacao/
[3] - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,novo-ministro-do-esporte-recebeu-doacoes-de-patrocinadores-da-cbf,791321,0.htm

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Holofotes no Brasil: a luta é internacional e de esquerda

Os protestos do 15M no Brasil trouxeram de volta a população às ruas. No Rio, as câmeras mostraram alguns empurrões, porretadas e spray de pimenta [1]. Já em São Paulo, as manifestações começaram cedo e até o Datena comentou: "Chega de tanto desperdício de dinheiro!"[2]. Enquanto o sudeste esquenta com tantas greves, no Recife o exército vai às ruas para substituir a polícia em greve [3].

Neste cenário, o governo tenta mostrar força, chegando ao ponto dos marqueteiros do Planalto afirmarem que a 'super-quinta' foi um fracasso [4]. Ao mesmo tempo que os trabalhadores brasileiros mostram seu descontentamento com o Estado, na Turquia o clima é de luto pela morte de mais de 200 mineiros [5].

O que todos estes acontecimentos têm em comum?

Primeiro, para quem esteve no 15M no Rio de Janeiro, o destaque foi a presença maciça da imprensa internacional. Às vésperas da Copa do Mundo, os olhos do mundo se voltaram para nós. Neste sentido, poderíamos usar os holofotes para fortalecer a luta.

Quais as similaridades entre as mortes dos trabalhadores nos estádios da Copa e dos mineiros na Turquia? Dentro da lógica capitalista, não é interessante aumentar a segurança no trabalho, pois isso implica reduzir lucros. Brasileiros e turcos foram explorados até a morte, literalmente. Talvez seja a hora de declararmos o nosso apoio à luta dos povos do mundo contra a exploração.

Este discurso que coloca a pessoa humana acima do lucro é o que temos de mais revolucionário. Por outro lado, a reclamação do Datena é uma tentativa da direita de capitalizar sobre a indignação geral da população. Ao colocar a culpa das mazelas da Copa sobre os governantes, a direita perdoa os empresários, que foram os grandes beneficiários do evento.

Assim, se o objetivo último das manifestações é melhorar a vida do povo, não podemos deixar a direita sequestrar as reclamações legítimas da população, para favorecer suas ânsias eleitorais. Uma forma de fazer isso é deixar claro quem são os culpados das mazelas: Fifa, governos e, principalmente, os empresários. Sem isso, o povo irá votar em um Aécio Traficante Graúdo ou no Coronel Dudu Campos, achando que esse ato fará a vida melhorar.

Em suma, temos a oportunidade de tornar a nossa luta internacional, usando a presença da imprensa internacional a nosso favor. Ao mesmo tempo, devemos deixar bem claro que as nossas reivindicações não são as mesmas da direita.

Sugestões de cartaz para a próxima manifestação:
"RIP Turkish miners.
It was not an accident!"

"Empreiteiras que lucram com a corrupção na Copa:
Odebrecht, Camargo Correia, OAS, Andrade Gutierrez"

[1] - http://youtu.be/pJJY1kDy29M
[2] - http://youtu.be/fIejMdzFGKo
[3] - http://youtu.be/vEXn_qff6cY
[4] - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-dilma-super-quinta-de-protestos-foi-um-fracasso,1167260,0.htm
[5] - http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-de-200-mortos-confirmados-na-turquia-centenas-continuam-encurralados-1635859#/0

segunda-feira, 24 de março de 2014

Lares, cadastros e cafezinhos

O projeto para a transformação da região portuária deverá consumir investimentos em torno de R$ 8,2 bilhões, por parte da prefeitura [1]. Isso se encaixa no modelo de "Cidade-Balneário" pretendida pelos administradores atuais. Os principais beneficiários desse modelo serão as tradicionais empreiteiras Odebrecht, Carioca Christiani-Nielsen Engenharia e OAS Engenharia [2].

Para a população, ficam os transtornos no trânsito e o assalto aos cofres públicos. Desde a derrubada da perimetral, o trânsito no centro do Rio de Janeiro se tornou caótico. O próprio prefeito Eduardo Paes declarou que "Estamos vivendo o pior momento da mobilidade urbana.". A dívida líquida do município começou em R$ 3,5 bilhões em 2007 [3], antes do Paes assumir, e agora já chega aos R$ 10 bilhões [4]. Um aumento de quase 300%.

O prefeito fez com que ficássemos muito mais tempo nos engarrafamentos e multiplicou a nossa dívida em 3 vezes. Mas não parou por aí! Muito ambicioso na sua tarefa de dificultar a vida dos cariocas, Eduardo Paes está realizando inúmeras remoções, que tiram as pessoas de suas casas e as jogam, muitas vezes, na rua. Claro que os afetados não foram os moradores dos bairros nobres, mas o pobres ocupantes de casas próximas às obras do Porto.

Um caso específico é a remoção dos moradores da ocupação dos galpões da Av. Francisco Bicalho 49. Nos dois galpões, haviam 499 famílias que foram desalojadas em duas fases. Na primeira fase, em dezembro de 2013, 200 famílias foram expulsas de suas casas. Como indenização, o município ofereceu um cheque de R$1.200, mais a promessa da inclusão no sistema de financiamento federal do Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, além de endividar o município em bilhões, ainda precisou utilizar recursos federais (que também são do povo) para concluir o plano de enriquecer os empresários.


Pessoas que foram expulsas de seus lares ocupam a frente da prefeitura exigindo reparações.
Na segunda fase, foram expulsas 299 famílias. Este segundo episódio é ainda mais trágico. No final de janeiro deste ano, agentes da prefeitura chegam ao galpão e começam a fazer o mapeamento e tiram fotos. Neste mesmo momento, os moradores são informados da eminente expulsão de seus lares. No dia 25 de fevereiro, são oferecidas indenizações de R$120, o que não foi aceito pelos moradores. Sem poder obrigar os moradores a sair de suas casas, o algoz da nossa estória, o prefeito Eduardo Paes, chamou o seu colega, o ditador do Rio, Sérgio Cabral para ajudá-lo.

No dia 27 de fevereiro, um carro da Polícia Civil dispara tiros em direção ao galpão. O recado está claro: se não saírem por bem, sairão na bala. Assim, algumas pessoas já saem de suas casas e dormem na casa de parentes. Quando voltam para seus lares no dia seguinte, 28 de fevereiro, são impedidas de entrar e recolher seus pertences.

Dois casos trágicos ilustram a nossa estória: uma jovem 18 anos, com 3 filhos, é impedida de voltar ao lar, perdendo inclusive documentos. Estes documentos são necessários para entrar no programa de habitação do governo federal. Assim, com três filhos, a jovem fica sem lar, sem documentos, sem móveis e sem a perspectiva de dias melhores. Qual será o futuro dessas quatro pessoas? Morar na calçada?

Já um senhor, que tinha 5 filhos e esposa, foi trabalhar no dia 28 de fevereiro e, quando voltou, não tinha mais geladeira, televisão, cama, nem lar. Tudo que conseguiu com seu trabalho árduo foi destruído. Qual será o futuro destes sete cariocas? Poderão ficar na casa de parentes? Ou terão que dormir na calçada?


Guarda Municipal com cães é chamada para dissuadir os manifestantes a desocuparem a frente da Prefeitura.
Funcionários da prefeitura oferecem cafezinho aos manifestantes, após acordo com a prefeitura ser fechado.



No dia 11 de março, muitas destas famílias, que foram agredidas e usurpadas de seus bens pela prefeitura, fecharam uma das vias da Av. Pres. Getúlio Vargas em frente à prefeitura. Cobravam uma solução para o problema.

Saíram de lá com uma promessa: entrarão no programa de habitação do governo federal. Ou seja, depois de expulsar pessoas de seus lares, a prefeitura paga com a inscrição em um programa federal. No final da noite do dia 11, após aceitarem a proposta, a prefeitura ofereceu inclusive um cafezinho para as pessoas que protestavam.

Cuidado: se o seu lar está nas áreas de investimentos dos empresários, você pode ser expulso! Mas não se preocupe, a prefeitura irá lhe dar um cadastro e um cafezinho.
------------------------------
Fotos de Katja Schilirò


[1] - http://portomaravilha.com.br/conteudo/canalInvestidor/prospecto-sem-marcas-de-revisao-4-termo-aditivo-8-1-14.pdf
[2] - http://www.portonovosa.com/pt-br/estrutura-acionaria
[3] - http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/3027604/DLFE-246831.pdf/RESCGM7.7.5._2.7..9..2.0.0.7.comanexo.pdf
[4] - http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1316.nsf/6a8bd790cdd0b0270325775900511db3/18aa339da55232ee03257bf600714cb7?OpenDocument


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia do homem KKK

Nada como ter um dia do homem para podermos discutir coisas importantes. Temos muitos problemas relacionados a masculinidade que precisam ser discutidos. Há o famigerado exame de próstata. Existe ainda essa associação entre homem e violência, que leva muitos a se sentirem menos homens quando não agem de forma violenta para defender seu espaço, honra, etc.
Ainda tem a parte chata de não poder abraçar amigo pra não parecer ... sabe ... gay. Ter amigos bem-resolvidos, ou gays sempre ajuda, mas dada a heteronormatividade, temos que cumprimentar os amigos como se tivéssemos querendo lhes bater.
Infelizmente, a pauta das discussões deste dia divergiram um pouco do que eu classificaria como importante. Gostei, contudo, de algumas mensagens carinhosas aos homens:


Não sabia que ser homem representava tudo isso. Na verdade, nem escolhi nascer homem, foi um acaso fifty-fifty da natureza.
Li isso: "Hoje é o dia do Homem. Do Homem se Foder."
Muito engraçado isso, vou até rir: KKK!



Pra não deixar o dia passar em branco, teve até poesia:

"O grande e venerável homem
que trás o alimento em casa
Hoje é o seu dia
O dia de contemplar a sua vara."

Desculpe se a minha "vara" a perturba. A partir de hoje, para deixá-la mais confortável, só usarei roupas que a deixem bem escondida. Nenhum volume, prometo. Eu sei como é o sentimento, também não gosto de pênis. Bobeira de hétero - deixa pra lá.






Love is in the air! São tantos coraçõezinhos.

Na semana que passou, além de participar dos protestos, eu ajudei duas velhinhas no ônibus. Uma, ajudei a descer e ela me agradeceu. A outra, que iria subir, não quis a minha ajuda e agradeceu também. No sábado, eu distribui alimento e conversei com moradores de rua. Alguns não quiseram, mas também foram educados ao recusar. Apesar de homem, hétero e de classe média, eu sempre tento compensar a minha "natureza" com atividades que, pelo menos, redimam o mal que eu faço ao mundo.

Sábado a noite, fui ajudar uma menina com a bicicleta que caía. Ela me afastou quase com um tapa.
Sei que todo homem é um possível estuprador ou coisa pior. Por isso, não a julgo por me tratar tão mal, depois de eu tentar ajudá-la. Coitada, poderia ser um ómi agressor.

Eu entendo a lógica. É mais ou menos assim:
"A maioria dos machistas são homens brancos, héteros e classe média. Portanto, todos os homens brancos, héteros e classe média devem morrer!"
Estou rindo muito: KKK

Sei que parece a lógica do "Aquele homem abusou sexualmente do menino. Gays são um problema."
Homem que abusa sexualmente de meninos não é gay e sim um doente. Contudo, homens que abusam de mulheres estão sendo apenas homens. É intrínseco ao XY.

Ela tem homens enterrados no quintal, queimando, fazendo brincos com os seus corpos KKK
Que brincalhonas. Isso é uma óbvia referência a misandria. Afinal, quem mata são os homens. Isso mora no mundo das piadas, portanto não pode ofender ninguém.

Pensei em comentar, dizer que poderia sem ofensivo para os desavisados, mas logo percebi que eu não tenho nenhum direito de dizer-lhes como fazer o feminismo. Quem sou eu? Um homem, branco, blá blá. Como eu não posso me colocar no lugar delas, também não tenho o direito de dizer-lhes o que é o verdadeiro feminismo.
Decidi buscar o conselho de minhas amigas feministas.
"Se a sua aproximação for sussa, a reação também tende a ser. Agora, se a sua aproximação for, por exemplo, no sentido de explicar pra uma feminista o que vc acha que deveria ser o feminismo..."

Depois dessa reflexão, resolvi perguntar qual era o verdadeiro feminismo, tendo em vista um sem número de opções: feminismo liberal, radical, conservador, libertário, separatista, lésbico, ecofeminismo, etc.
"Se vc estiver falando sobre teorias existentes, criadas por mulheres feministas, sim, vc pode falar pra ela.
...
A mulher já não tem voz na sociedade. Daí vem homem falar em nome do feminismo?
Com todas as perspectivas de alguém em uma posição de privilégio?"

Agora entendi. Vou estudar todas as teorias existentes e verificar se foram criadas por mulheres. Só então irei falar alguma coisa. Pois, a partir da minha posição de privilégio, eu não devo dizer nada.

Como eu poderia reclamar de mulheres que dizem querer que os homens morram? Afinal, muitas mulheres morrem nas mão de homens todos os dias.

Como eu poderia reclamar quando mandam os homens se foderem? Afinal, é legítimo que um grupo oprimido odeie seu opressor. Se eu sou um homem, sou obviamente um opressor.

Como poderia reclamar que elas digam ter nojo do meu pênis. Afinal, esse é o grande símbolo do macho e, como tal, inspira unicamente repulsa.

Sempre achei minha conduta correta, em ralação aos problemas de gênero. Nunca deixei um amigo fazer um comentário machista sem resposta e sempre estive disposto a rever minhas posições de privilégio na sociedade. Participei até das passeatas contra o estatuto do nascituro (que nome engraçado KKK).

Hoje, contudo, descobri que o meu lugar não é entre elas (male tears KKK). Só as mulheres podem ser feministas, pois somente elas tem o direito de discutir em progredir no assunto.
Sendo assim, deixo o movimento feminista para elas. Já tenho muito trabalho com as outras atividades políticas. Vou, portanto, concentrar-me nas outras atividades.

No dia do homem: Viva o feminismo! KKK

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Eu

Eu 
(Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky)

Nas calçadas pisadas
de minha alma
passadas de loucos estalam
calcâneo de frases ásperas

Onde
forcas
esganam cidades

e em nós de nuvens coagulam
pescoço de torres
oblíquas

soluçando eu avanço por vias que se encruz-
ilham

à vista
de cruci-
fixos

polícias



(Влади́мир Влади́мирович Маяко́вский) 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A capitalização pelo PSDB do movimento pela redução do preço das passagens

Amanhã, quinta-feira, 20 de junho de 2013, haverá novamente protesto no Rio de Janeiro. A chamada é para sairmos da Candelária, em direção à Central do Brasil, terminando a passeata em frente à prefeitura.

Antes de partirmos para mais uma empreitada destas, vale a pena fazer algumas reflexões a respeito do cenário político e midiático. A Globo, que antes chamava os protestantes de "caricatura violenta" e "revoltosos de classe média"(Arnaldo Jabor fala sobre onda de protestos contra aumento nas tarifas de ônibus), no dia seguinte já se reconciliava com o movimento (A PM começou a batalha na Maria Antônia).

Além da sanha da mídia, temos a oposição esquecida e minguada que tenta se reerguer - o PSDB. Este partido, na voz do Alckmin, que no começo dizia que não se podia tolerar os vândalos baderneiros ("É intolerável a ação de baderneiros" diz Alckmin sobre protestos), agora abrandou o discurso dizendo que "Ficou clara a dimensão nacional do movimento".

O que mudou daquela quinta-feira (13/06/13) trágica, com 105 feridos e 325 detidos pela PM comandada pelo Alckmin (Do sonho ao vandalismo e à brutalidade), para a segunda-feira? O que fez com que a mídia de direita e o PSDB mudassem de posição?
Se houve conluio é difícil saber, mas o fato é que no jornal da Globo News desta terça-feira, 18 de junho de 2013, o circo midiático já se arma para uma capitalização pelo PSDB desses protestos.

Ontem, quase de madrugada, o PSDB abriu o discurso, dizendo que o problema é a inflação e fizeram o milagre da ressurreição do FHC.

A Globo News já colocou o foco do noticiário nas reclamações dos manifestantes e associando o governo Dilma e Haddad. (Haddad: tarifa menor de transporte tira recurso de outras áreasAvaliação positiva do governo Dilma cai a 55% em junho--CNI/Ibope).

A batalha do PSDB por espaço político, que parecia perdida, já mostra novo fôlego. Apenas dois políticos do PSDB aparecem: FHC e o futuro candidato a presidência, Aécio Neves (Aécio diz que há insatisfação nas ruas). Vemos uma verdadeira blindagem com os outros. Alckmin deve, portanto, sumir do noticiário nos próximos dias, mesmo que a PM volte a brutalizar.

Basicamente, o PSDB ficará de bonzinho e o PT de malzinho. O PT será responsabilizado por uma corrupção endêmica que, somada a sua inaptidão econômica, acordou o mostro adormecido da inflação. Quem poderá nos salvar? O FHC2, Aécio Neves. Será que o povo compra?

Os meus conhecidos que apoiam PSDB ainda não tinham me falado disso, mas certamente assumirão a posição da mídia. Alguns, que estavam no protesto, descobrirão a verdadeira face do PSDB - oportunista e ideologicamente vazio. Irão pro lado do bem - que é bem longe dos tucanos? Os PSDBistas militantes, cheios de teias no sofá, estes comprarão o discurso da mídia. Já ouço seus uivos pelos corredores, mas nunca nas ruas. Sem formação política, alienados até a décima geração, saudosistas da era FHC, eles farão suas interpretações do movimento, usando a tela da Globo como filtro.

A culpa dos protestos é da inflação do PT que também é antidemocrático. Inflação esta que o PSDB é experiente em resolver.

No apoio tático, a mídia vem trabalhando de forma inteligente. A Globo News colocou um comentarista político-pastor que é mais burro que o apresentador, mas prega como em um púlpito. Acho que é pra ganhar as massas, quiçá os evangélicos.

Há uma possível supercapitalização disso, pois o PSC já mostra querer deixar de apoiar o governo (Marco Feliciano ameaça 'rebelião' se governo interferir no projeto 'cura gay') e irá, provavelmente, apoiar o PSDB.

Eu quero ver o Aécio pousando de contra a legalização do aborto e a favor da 'cura gay'. O que aconteceu com o Mensalão Mineiro (Os documentos do mensalão mineiro)? Parece que Aécio já costura uma aliança com Eduardo Campos (PSB) para saírem juntos no ano que vem (Aécio e Campos costuram acordo contra Dilma em 2014).

Se a estratégia do PSDB for bem sucedida, o movimento tem muito a perder. Contudo, com uma posição coerente e centrada, o Movimento pelo Passe Livre (MPL) já sinalizou de que o protesto é exclusivamente pela redução do preço das passagens (“Não vamos permitir que parasitem a nossa pauta”, diz integrante do MPL, note que o termo "integrante" e não "dirigente" foi usado de forma intencional).

Vamos torcer para que os únicos a capitalizarem dessas manifestações sejam o povo, pagando menos (ou nada) para um transporte público melhor.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Fricções


A maioria dos homens que conheço tem medo de falhar naquela hora. Pra mulher é mais fácil, se ela já começou e se arrependeu, é só ficar lá, elogiar o tamanho do equipamento do cara, falar um `goza pra mim, vai!´, que o representante XY já acelera e chega logo no final do processo.
Mulheres, quando vcs falam `goza pra mim`, o cara já entende que vc está entediada. Isso não ajuda muito pra acabar rápido, mas não é disso que eu vou falar.
Na verdade, eu contei tudo isso pra introduzir uma história.
Todo mundo tem um amigo, cujo o maior prazer é fazer um amigo sofrer, para que todos os outros se divirtam com a desgraça alheia.
Eu tenho um amigo, que em um dia muito quente, ele tirou a camiseta e começou a coçar a barriga.
Ele era um pouco gordinho, peludo e suava. Quando ele percebeu a minha cara de `bleh´ perante o ato, ele tornou aquela barriga em duas camadas que, suadas e friccionadas uma contra a outra, produziam um barulho engraçado.
Eu protestei, o que só pirou as coisas. Ele rogou uma praga infalível:
`Na próxima vez que vc transar, vc se lembrará da minha barriga.´
Aquele olhar profundo fez algo bizarro grudar no meu cérebro.
Um tempo depois, eu estava transando com a uma menina e o ato produziu aquele barulhinho. Isso imediatamente excitou meu tímpano, mandando informação pro cérebro, que comparou com outros sons parecidos na memória. Eu ri tanto que a menina não quis continuar.
No fim, não foi bem uma broxada, mas acho que conta como tal.